sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Floresta Amazônica

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Sua maior parte localiza-se no território brasileiro, do qual cobre cerca de 40%. No Brasil a floresta Amazônica distribui-se por nove estados: Acre, amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

A diversidade biológica dessa floresta é a maior do mundo. Dentre as plantas podemos criar o cupuaçu, o guaraná, a seringueira (de onde se extrai o látex para a fabricação de borracha), palmeiras como o açaí, o tucumã e o enajá, espécies de grande porte como a castnheira,a sumaúma (conhecido como "o gigante da Amazônia") e o angelim. Essa bioma abriga também inúmeras espécies de plantas medicinais, graças ás quais já foram feitas descobertas importantes para a medicina, como é o caso do curare (um potente anestésico)e do quinimo (bom remédio contra a malária). como o estoque de madeira do sul do país estão se esgotando, nos últimos anos a extração de mogno e cerejeira na floresta Amazônica aumentou muito, o que tem levado à  drástica redução população dessas plantas. 
além desse grande numero de espécies de plantas, na Amazônia está também a maior divercidade de espécies animais: preguiça-real macaco-aranha (ou quatá), macaco-prego, guariba (ou bugio), araçari (tucano), arara-vermelha, arara-canindé, jacaretinga, jacaré-coroa, jacaré-açu, muitas espécies de peixes como o pirarucu, o aruanã, o surubim e o poraquê (peixe-elétrico), muitas insetos e de outros animais.
                                                                            

Um comentário:

  1. A maior biodiversidade do planeta ameaçada pela cobiça das madeireira, grandes empresas, agropecuária e pelos políticos corruptos deste pais. Temos que estar atentos, pois as emendas feitas no Código Florestal Brasileiro ameaça as florestas, os biomas, ecossistemas, matas ciliares do Brasil . JAMAIS e em hipótese alguma pode ser aprovada pelo Senado brasileiro. Que a sociedade brasileira esteja ciente de qualquer ato criminoso contra o nosso Meio Ambiente.

    ResponderExcluir