quinta-feira, 29 de março de 2012

cordados(classe dos anfíbios)

1.Conceito 

  Constitui uma classe intermediária entre os vertebrados aquáticos e os terrestres. São tetrápodas anamniotas e analantoidianos que vivem em ambiente úmido, não apresentando forma marinhas. 
  São animais pecilotérmicos, cuja fecundação ainda necessita da água.

2.origem

  Há indícios de que os anfíbios surgiram há cerca de 300 milhões de anos(Devoniano), a partir de certos peixes ósseos nos quais se desenvolveram pulmões, cujas nadadeiras se transformaram em membros de locomoção terrestres.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cadeia Alimentar

Cadeia Alimentar

  Cadeia alimentar,ou cadeia trófica, é uma sequência de seres vivo na qual uns comem aqueles que os antecedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que os seguem. A cadeia mostra a transferência de matéria e energia através de um série de organismos.

Níveis tróficos 

  Na cadeia alimentar, distinguem-se os seguintes níveis tróficos ou alimentares.
produtores

  São os vegetais autótrofos ou clorofilados que através da fotossíntese, fixam a energia luminosa, utilizam substâncias inorgânicas simples (água e gás carbônico) e edifica substância orgânicas complexas (glicose, amido). No meio terrestre, os principais produtores são os fanerógamos (vegetais com flores); no meio aquático marinho, são principalmente as algas microscópicas; na água doce, são as algas e os fanerógamos.
Consumidores primários ou de primeira ordem


  São os organismos que comem os produtores, são heterótrofos e geralmente herbívoros. Também são consumidores primários os parasitas de vegetais. No meio terrestre, os herbívoros são principalmente os insetos roedores e ungulados.
Consumidores Secundários ou de segunda ordem 

  Vivem ás expensas dos herbívoros, sendo representados por carnívoros. Acham-se nos mais variados grupos.
Consumidores terciários ou de terceira ordem

  São os carnívoros maiores que se alimentam de carnívoros, como e o caso de um gavião que come uma cobra.
  De maneira idêntica poderíamos definir consumidores de quarta ordem, quinta ordem etc.
  Normalmente, devido ao desperdício de energia, como veremos adiante, as cadeias alimentares não ultrapassada 5 ou 6 níveis.
decompositores 


  Finalizando a cadeia trófica, aparecem os decompositores ou biorredutores ou saprofítas, microorganismo representados por bactérias e fungos.Tais organismo  atacam os cadáveres e os excrementos, decompondo-os. São muito importante, visto que realizam a reciclagem da matéria, devolvendo os elementos químicos ao meios ambientes.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O que é 
O transporte ativo é a energia usada pelas células para transportar substâncias através de sua membrana plasmática. 
Processo de transporte ativo 
Este processo envolve uma proteína transportadora denominada bomba, que executa o transporte carregando uma substância, através da membrana celular, de uma área de menor concentração para outra de maior concentração.
Como vimos acima, este transporte requer energia da célula, e esta, por sua vez, gasta aproximadamente 40% de seu ATP (estoque de energia livre na célula) neste processo.
Além desta função, a proteínas bomba age ainda como uma enzima, que por sua vez, realiza a quebra do ATP. Por expelir íons sódio (Na+) e introduzir íons potássio (K+), essa proteína também é conhecida como bomba de sódio-potássio (Na+ / K+).
Todas as células possuem milhares de bombas como estas em suas membranas plasmáticas. Esta grande quantidade se deve a sua grande importância, pois, é através delas, que se torna possível manter uma baixa concentração de íons sódio no citosol, e, em contrapartida, uma maior concentração de íons potássio.
O citosol é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo, que contém bolsas, canais e organelas citoplasmáticas.
Entretanto, ao mesmo tempo em que o sódio é expelido, o potássio é introduzido no interior das células. Essas concentrações mantidas constantemente através do transporte ativo, como já vimos, requerem bastante energia da célula, pois, estes íons são transportados sempre para a região de sua maior concentração.
O contrário ocorre no transporte passivo (difusão e osmose), pois neste caso, a maior concentração de solvente ou soluto sempre se dirigirá para a área de menor concentração.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Gregor Mendel

 Gregor Mendel: importantes estudos de genética

Introdução 
Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847. 
Biografia e estudos científicos 
Entre os anos de 1851 e 1853 estuda História Natural na Universidade de Viena. Neste curso, adquiri muitos conhecimentos que seriam de extrema importância para o desenvolvimento de suas teorias (leis).

Aproveitou também os conhecimentos adquiridos do pai, que era jardineiro, para começar a fazer pesquisas com árvores frutíferas. Em 1856 já fazia pesquisas com ervilhas, nos jardins do monastério.

Sua teoria principal era a de que as características das plantas (cores, por exemplo) deviam-se a elementos hereditários (atualmente conhecidos como genes). Como passava grande parte do tempo dedicando-se às atividades administrativas do monastério, foi deixando de lado suas pesquisas relacionadas ao estudo da hereditariedade.

Morreu em 6 de janeiro de 1884 sem que tivesse, em vida, seus estudos reconhecidos. Somente no começo do século XX que alguns pesquisadores puderam verificar a importância das descobertas de Mendel para o mundo da genética.

As Leis de Mendel

Primeira Lei: também conhecida com Lei da Segregação, explica que na fase de formação dos gametas, os pares de fatores se segregam.

Segunda Lei: também conhecida como lei da Uniformidade, afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores (característica dominante).

Segunda Lei: também conhecida como Lei da Recombinação dos Genes, explica que cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.
  

segunda-feira, 6 de junho de 2011

rãs venenosas

 Esse belos anfíbios podem ser letais, mesmo sem ter glândulas de veneno. podem levar à morte inclusive pelo tato.
 O colorido dessa rãr serve como aviso, para os outros animais, dos produtos químicos mortíferos que eliminam por meio de seus poros.
 A rã conhecida como Phillobates terribilis é utilizada pelos caçadores para envenenar a ponta de suas lanças ou dardos, que, somente por serem esfregados na pele da rã, já ficam envenenados. O veneno pode provocar contrações musculares e paradas cardíacas; seu poder é mantido por mais de um ano.
 cada variedade de rã produz sua própria combinação de produtos químicos. Algumas dessas substâncias podem ser utilizadas como calmantes ou estimulantes cardíacos.
 As rãs, quando capturadas, vão perdendo lentamente seu veneno. Seus descendentes criados em cativeiro não produzem veneno.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Anfíbios

Anfíbios
 Os anfíbios são classificados em três grupos: anuros, urodelos e ápodes de 4 000 espécies, nenhuma no mar.
 Os anuros estão representado pelo sapo, pelas rãs e pelas minúsculas pererecas. São animais sem cauda na vida adulta.O corpo possui cabeça e tronco, formando um todo sem pescoço.
 Os urodelos são anfíbios de corpo alongado, com quatro pernas de tamanho aproximadamente igual e com cauda. As salamandras são os representantes mais conhecidos dos urodelos. O tritão é outro exemplo. Alcançam de 15 a 20 centímetro.
 Os ápodes são anfíbios que possuem um corpo vermiforme, dividido em anéis e sem menbros. as cobras-cegas ou cec´´ilias são os ápodes mais conhecidos; vivem enterradas alimentando-se de restos de plantas, medem cerca de 20 centímetros e têm olhos atrofiados.

Revestimento e proteção
Os anfíbios possuem pele nua, isto é, não têm escamas ou qualquer outra proteção, a não ser um muco que ajuda a manter a pele senpre úmida. Alguns anfíbios, como os sapos têm um par de glândulas de veneno, localizadas dorsalmente atrás dos olhos, que produzem uma substância tóxicas capaz de prejudicar os predadores.
Os sapos não podem, por si próprios, liberar esse veneno. O predador é quem vai fazêrlo ao comprimir acidentalmente as glândulas quando tentar abocanhar o sapo.  O veneno normalmente não e letal para o ser humano e não causa cegueira.
Esqueleto e locomoção
Os anfíbios têm esqueleto ósseo. Sapos , rãs e pererecas mostram grande desenvolvimento de musculatura nas pernas posteriores. Isso permite que se desloquem aos saltos. A salamandra e o tritão usam a cauda para nadar vigorosamente. As pererecas podem subir em árvores e paredes graças a pequenas ventosas adesivas que possuem na ponta dos dedos.
Alimentação e digestão
Os anfíbios em geral, alimentam-se de insetos. Isso os torna inportantes para o equilíbrio ecólogico. As larvas dos sapos, denominadas girinos, alimentam-se de plantinhas aquáticas.
Sapos e rãs não têm dentes, mas têm uma língua muito grande, que se prende na frente da boca e que se projeta rapidamente para caçar insetos. O intestino termina na cloaca.
Respiração circulação e excreção
A maioria dos anfíbios adultos tem respiração pulmonar. Seus pulmões, no entanto, não possuem muitas dobras internas, o que dá pouco rendimento ao processo respiratório. Esse anfíbios não poderiam viver se não houvesse uma respiração complementar, que é a respiração cutânea.
Graças a pele nua e úmida, pode ver troca direta de gases entre o anfíbio e o ar. São os unicos vertebrados que apresenta respiração branquial, pulmonar e cutânea.
Os girinos vivem dentro da água e respiração por branquias externas.
Os anf´bios têm circulação fechada e seu coração possui três cavidades, dois átrios e um único ventriculo. Quando os átrios lançam sangue no ventriculo, ocorre mistura de sangue arterial ou oxigenado com sangue venoso.
Sendo assim, o animal não recede sangue totalmente oxigenado em seus tecidos, o que contribui para  o fato de os anfíbios terem pouca atividade.
A excreção é feita por par de rins, que retiram do sangue os excretas.






quarta-feira, 25 de maio de 2011

Artrópodos (classe dos insetos)

insetos
Constitui a classe de maior biodiversidade no globo terrestre.

características gerais
A classe Insecta (do latim in = dentro;sercare = dividir) tem como características: 1 par de antenas (diceros); 3 pares de patas (hexápodes); corpo nitidamente dividido em cabeça,tórax e abdômen.
  como todos artrópodo, o insetos apresenta patas e apêndices articulados. Sua asas e patas originam-se no tórax. A matameria ou segmentação do corpo é muito visível, mesmo externamente.
 O inseto é um animal triblástico, por que apresenta três folhetos germinativos: o ectoderma, e o  endoberma. possui celoma verdadeiro, uma cavidade embrionária, totalmente revestida pelo mesoderma. O primeiro orifício que surge no seu desenvolvimento, o blastóporo, origina a boca. É um animal protostômio.

Morfologia externa
 A cabeça é o centro sensorial do animal. Nela estão localizados seus principais órgãos dos sentidos: as antenas são órgãos quimiorreceptores, que apresentam também as funções olfativas e tácteis.
  Os olhos podem ser de dois tipos: simples (ocelos) e compostos (facetados).
  Os olhos simples são no máximo três, enquanto os olhos compostos são dois, porém formandos por 15.000 a 25.000 unidades visuais, os omatídeos.